logo planeta azul

O PROJETO

O Projeto Planeta Azul, é um Projeto Educacional que utiliza recursos paradidáticos, por meio da revista de História em Quadrinhos - HQ, para incentivar a prática do altruísmo, cidadania, bondade, respeito, organização, felicidade, amor filial, preservação da natureza, alimentação saudável, dentre outros valores. Além de favorecer a educação do aluno na estrutura moral e ética, para o seu desenvolvimento como um ser humano íntegro, honesto, altruísta e útil à sociedade, o Projeto Planeta Azul auxilia no processo de Ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno o prazer pela leitura e pela escrita, principalmente na elaboração do roteiro da história em que à protagonista, o que contribui para o desenvolvimento da estrutura do pensamento, do raciocínio logico-operatório, da imaginação e da criatividade dos alunos de forma lúdica e prazerosa. Desenvolvendo assim, a espontaneidade, a iniciativa e a criatividade do aluno.

DESENVOLVIMENTO

Em formato de história em quadrinhos, a Revista Planeta Azul é publicada em oito edições, correspondentes aos meses do ano letivo. Cada edição é composta de histórias verídicas, vividas pelos alunos em sala de aula, em suas famílias e/ou na sociedade e adaptadas aos personagens da Turma do Planeta Azul. As narrativas abordam temas como: cidadania; preservação do meio ambiente; formação do caráter altruísta; bondade; cortesia; respeito; limpeza e organização; alimentação saudável; arte etc. As experiências chegam à redação da revista por meio de centenas de cartas enviadas aos personagens bem como são obtidas por intermédio de acompanhamento e ou visitas às escolas. Aquelas que se encaixam dentro da proposta anual, são transformadas em roteiros e produzidas em novas histórias publicadas, nas respectivas edições. Por esta razão, é importante que o professor fique atento à prática de boas ações dos alunos e, dentro do possível, os estimule na elaboração do roteiro da história. Este exercício favorece os estímulos cognitivos, o raciocínio lógico-operatório, a estrutura do pensamento, o ensino-aprendizagem, bem como auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, na compreensão de texto, no vocabulário, no interesse pela leitura, entre outros.

ATIVIDADES

Conheça as principais atividades sugeridas no Ponto de Apoio, para o despertar da criatividade, solidariedade e da importância do amor e, da amizade, na vida dos alunos

PENSAMENTO DA SEMANA

...

Trata-se de um pensamento ou de uma mensagem que determinem a prática da semana proporcionando a reflexão dos alunos sobre os valores e a postura positiva que devemos desenvolver para com o outro e perante a vida. O pensamento ou mensagem podem ser lidos diariamente e/ou durante a semana. A turma realiza alguns trabalhos que contextualizem o pensamento em questão, envolvendo o conteúdo programático da série

IKEBANA (ARRANJOS FLORAIS)

...

Para Mokiti Okada, a missão da flor é alegrar a vida, bem como elevar o ser humano por meio do Belo. Assim, sugerimos a preparação de arranjos florais por alunos e professores, que visa desenvolver a sensibilidade e o equilíbrio necessério à boa convivência. Enquanto preparam os arranjos florais, alunos e professores são levados a refletir sobre a beleza das flores e a missão que elas possuem em nossas vidas.

HORTA

...

O trabalho da horta conscientiza o aluno a respeito da qualidade dos produtos consumidos no dia a dia e apresenta uma possibilidade mais saudável para cultivá-los, através do método da agricultura natural. Essa proposta propicia o contato com a natureza e desperta na criança o desejo de preservar a vida. Mesmo sem espaço na escola para a elaboração da horta em canteiros, é possível realizar essa atividade em oficinas que são sugeridas ao longo do ano letivo

CAMPANHA DO OBRIGADO

...

Trata-se de uma das atividades propostas no Ponto de Apoio e tem como objetivo principal, o despertar para a prática do altruísmo e do amor ao práximo. Estimulando o aluno a uma postura atenta e prestativa, no sentido de se dedicar a receber obrigado das pessoas no meio em que se vive.

RESULTADOS

Dentre os resultados que vivenciamos, neste sentido, reforçamos alguns

DESPERTANDO A NATUREZA ALTRUÍSTA

  • Respeito às regras de convívio social;
  • Interesse em servir e respeitar o próximo;
  • Prática e atenção aos direitos e deveres como cidadãos;
  • Respeito e cuidado com o meio ambiente;
  • Desenvolvimento da capacidade de cooperação e solidariedade;
  • Escolha por comportamentos positivos em relação às pessoas e a natureza ao seu redor;
  • Sociabilidade e trabalho em equipe;
  • Estímulo ao sentimento de confiança e autoestima em participar da construção das histórias em que ao protagonista;
  • Incentivo a alimentação saudável;
  • Maior interesse por Arte em geral, dentre outros.

FAVORECENDO ESTÍMULOS COGNITIVOS

  • Estrutura do pensamento;
  • Imaginação;
  • Criatividade;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Expressão verbal;
  • Habilidade de observação, compreensão e comunicação;
  • Compreensão de texto - gramática;
  • Maior interesse pela leitura;
  • Exercitando o raciocínio lógico operatório, pois os alunos desenvolvem histórias baseadas em ilustrações sequenciais;
  • Apresenta aos alunos um novo universo: de como se faz um roteiro de HQ, dentre outros

EDIÇÕES

noticia 2

Cooperação - Edição 186

noticia 2

Cidadania - Edição 185

noticia 2

Cidadania - Edição 184

PERSONAGENS

Cada edição é composta por argumentos de histórias verídicas, vividas pelos alunos em sala de aula, em suas famílias e/ou sociedade e adaptadas aos personagens da Turma do Planeta Azul.As narrativas abordam temas como: cidadania; preservação do meio ambiente; formação do caráter altruísta; bondade; cortesia; respeito; limpeza e organização; alimentação saudável; arte etc.As experiências chegam à redação da revista por meio de centenas de cartas enviadas aos personagens bem como são obtidas por intermédio de acompanhamento e/ou visitas às escolas.

DOWNLOADS

Baixe os materiais personalizados do Dado

Baixe os materiais personalizados do Lili

Baixe os materiais personalizados do Mel

Baixe os materiais personalizados do Prof. Coruja

Baixe os materiais personalizados do Profa. Bela

Baixe os materiais personalizados do Tarugo