IKEBANA SANGUETSU

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM IKEBANA?

Ikebana é uma palavra de origem japonesa, utilizada para definir a arte de arranjos florais. Deriva de ike - o qual provém dos verbos: ikeru ("colocar", "dispor" ou "arrumar flores"); ikiru ("viver", "tornar vivo" ou "chegar à verdadeira essência de algo"), e ikassu ("iluminar da melhor forma possível", "ajudar a indicar a verdadeira essência", "tornar a vida mais pura, mais clara") - e de hana/bana, que significa literalmente "flor", mas, por extensão, é entendida como "planta" ou "parte de uma planta".

Ikebana é, pois, a arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais em uma composição para evidenciar a beleza.

CONHEÇA O ESTILO SANGUETSU

Sanguetsu é o nome inspirado na Casa de Chá (Sanguetsu-An) construída por Mokiti Okada, em Hakone (Japão). O termo Sanguetsu é composto por san ("montanha") e guetsu ("lua"), e nos remete à imagem da Lua que se ergue atrás das montanhas.

O estilo se propõe a respeitar e a valorizar a Grande Natureza, e possui, como princípios básicos, a Verdade, o Bem e o Belo. O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de pensamentos e sentimentos bons.

O Sanguetsu foi instituído em 15 de junho 1972, pela filha de Mokiti Okada, Itsuki Okada, em Hakone, tendo como base as vivificações florais preparadas por Mokiti Okada e seus ensaios filosóficos sobre Arte e outros temas relacionados ao ser humano.

No Brasil, as atividades tiveram início em 1974 e, desde então, desenvolve diversas ações de difusão e formação da arte da ikebana estilo Sanguetsu, tais como: exposições, demonstrações, workshops e cursos.

A contemplação e a prática da ikebana conduz o ser humano ao autoconhecimento e à harmonia interior, estimula a sensibilidade e o senso estético, bem como eleva a espiritualidade.

As flores vivificadas pelo estilo Sanguetsu transmitem uma força capaz de transformar o negativo em positivo, bem como iluminam e purificam o ambiente, a fim de proporcionar paz e harmonia.

Por meio dos arranjos, acredita-se que é possível transformar cada lar em um pequeno núcleo do paraíso, onde o amor floresça e se expanda naturalmente. O mestre Mokiti Okada ensinou que a flor é capaz de tocar o coração do indivíduo e eliminar o que é prejudicial ao mundo.

Portanto, o objetivo é propagar a essência da flor, que é simples, profunda, pura e eterna. Assim sendo, será possível promover o sentimento humano para que o universo de paz, segurança, prosperidade e realizações se concretize.

...

ACONTECEU

Hatsu-Ike 2024 marca o início das atividades da Ikebana Sanguetsu em meio à natureza paradisíaca

Hatsu-Ike 2024 marca o início das atividades da Ikebana Sanguetsu em meio à natureza paradisíaca

Ikebana Sanguetsu participa de Feira Japonesa do Recife

Ikebana Sanguetsu participa de Feira Japonesa do Recife

Camisetas da Escola Ikebana Sanguetsu para o Culto do Belo: pré-venda prorrogada por tempo limitado

Camisetas da Escola Ikebana Sanguetsu para o Culto do Belo: pré-venda prorrogada por tempo limitado