ESPIRITUALIDADE E SAÚDE

VOCÊ SABE O QUE É ESPIRITUALIDADE?

É buscar um significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível; procurar uma conexão com algo maior e relacionar-se bem consigo mesmo.

A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa, mas acima de qualquer prática, é importante que o lado espiritual esteja integrado ao corpo físico, emocional e psicológico.

Para compreender melhor esses aspectos, o grupo de Espiritualidade e Saúde realiza diálogos, palestras, participações em congressos nacionais e internacionais, entre outras atividades, a fim de mostrar como a espiritualidade pode ser incluída na promoção da saúde integral e qualidade de vida.

NOSSO TRABALHO E COMO AGREGAR A ESPIRITUALIDADE À SUA VIDA

O setor de Espiritualidade e Saúde iniciou suas atividades em 2003. É formado por pesquisadores do meio científico e profissionais de saúde, em sua maioria voluntários.

O trabalho é baseado no conceito ampliado da saúde, pois se estende além das dimensões biológicas, psicológicas e sociais do indivíduo.

Em consonância com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a filosofia de Mokiti Okada, nossas atividades ajudam os participantes a trazer a espiritualidade para seu cotidiano, por intermédio das seguintes ações:

- Difundir a filosofia de Mokiti Okada na temática espiritualidade e saúde;

- Formar profissionais de saúde para que atuem de forma ampla, tendo em vista a saúde integral do ser humano e o equilíbrio entre o atendimento ao paciente e a espiritualidade;

- Transmitir a essência dos conceitos sobre saúde definidos por Mokiti Okada, para que os envolvidos compreendam e associem esse conhecimento ao seu trabalho de maneira ética. Sejam eles profissionais da saúde ou de outras áreas, os objetivos são o estudo e a troca de experiências;

- Promover o interesse pelo estudo e a prática da espiritualidade aplicada à saúde integral, tanto para o autoconhecimento como para a obtenção de uma vida mais plena e equilibrada;

- Estimular a discussão pública sobre a temática, por meio de eventos como o Diálogo sobre Espiritualidade e Saúde, que ocorre, uma vez por mês, presencial ou on-line. Palestras; cursos; simpósios; seminários e congressos realizados por profissionais da equipe também fazem parte de nosso campo de atuação.

...

ACONTECEU

Conesi disponibilizará palestras para a venda on-line

Conesi disponibilizará palestras para a venda on-line

Congresso de Espiritualidade e Saúde terá abordagem multidisciplinar no âmbito científico e prático

Congresso de Espiritualidade e Saúde terá abordagem multidisciplinar no âmbito científico e prático

Congresso abordará práticas no SUS, ensino nas universidades e formação de profissionais

Congresso abordará práticas no SUS, ensino nas universidades e formação de profissionais