A arte da Cerimônia do Chá (Chanoyu), aprimorada no século XV pelo mestre Sen no Rikyu, que instituiu o Chadô (Caminho do Chá), contempla diversas expressões artísticas: paisagismo, arquitetura, caligrafia, pintura, ikebana, cerâmica... Todos os seus utensílios, simbolismos e gestos são revistidos de elevado valor artístico.
Em 1998, Itsuki Okada (1927-2013), filha de Mokiti Okada, fundadora da Academia de Ikebana Sanguetsu em junho de 1972, em Hakone, no Japão, e então Líder Espiritual da Igreja Messiânica Mundial (IMM), visitou a cidade de Nagoya, no Japão. Na ocasião, dentre as orientações proferidas aos presentes, enfatizou ser chegado o momento de dedicar atenção à expansão dos estudos e à apreciação da Cerimônia do Chá.
Em 1999, poucos meses após a orientação de Itsuki Okada, o então Presidente da IMM, Tetsuo Watanabe (1940-2013), consentiu o início das atividades da Cerimônia do Chá no Solo Sagrado de Guarapiranga - SP. Assim, o professor Erisson Thompson de Lima Jr. (1958-2024) (então Coordenador Nacional de Ikebana Sanguetsu e praticante da Cerimônia do Chá no Centro de Chado Urasenke do Brasil desde os anos 1980) e o professor João César Amorim Gonzales, então gestor do Solo Sagrado de Guarapiranga, deram início às atividades da Cerimônia do Chá no local.
A princípio, estruturas provisórias de grande beleza eram instaladas por ocasião dos Cultos Especiais (Paraíso, Belo, Antepassados e Natalício de Meishu-Sama) no piso térreo, na sala de Ikebana do Centro Cultural. Em 2001, as atividades passaram a ser desenvolvidas na parte superior do Centro Cultural. Posteriormente, voltaram para o piso térreo, com a instalação de uma casa de chá doada pela Fundação Japão. Na sequência, foi criado mais um local de atendimento no espaço externo do Jardim do Centro Cultural. As cerimônias foram realizadas neste local até o final de 2018.
Com o crescente interesse de praticantes voluntários e do público em geral, em novembro de 2022, o Presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB), Marco Antonio Baptista Resende, inaugurou no Solo Sagrado de Guarapiranga a Casa de Chá Koguetsu Tei (Casa do Lago e Lua).
Assim, em consonância com o ideal de Mokiti Okada, reunindo sublimes expressões artísticas no singelo e nobre ato de servir ao próximo, com pureza de sentimentos e o máximo de beleza, a Cerimônia do Chá tem sido praticada e difundida por dedicados voluntários no Solo Sagrado de Guarapiranga há 25 anos.
A partir do início de 2024, o Koguetsu Tei está sob a gestão da Fundação Mokiti Okada, que tem organizado constantes atividades, proporcionando a experiência com a arte do chá oriental aos visitantes, aos participantes de aprimoramentos e aos dos Cultos Mensais de Agradecimento e Cultos Especiais no Solo Sagrado de Guarapiranga.