ATIVIDADE | Cultura e Arte

Exposição - Paisagem/Passagem

Para exibir obras de importantes artistas brasileiros e produções de artistas em trajetória crescente, o setor Cultura e Arte da Fundação Mokiti Okada (FMO), inaugura, em 29 de junho, a exposição "Paisagem/Passagem", na Vila Mariana, em São Paulo (SP).

Com cerca de 30 obras de diversas linguagens, entre elas, pinturas, desenhos, esculturas e peças em cerâmica, a mostra reúne os trabalhos de 15 artistas; 10 deles fazem parte do acervo da instituição e 5 são convidados.

A exposição homenageia os 50 anos da FMO, apresentando parte de sua coleção, composta por aproximadamente 400 obras, e exibe peças de artistas que participaram de grandes eventos décadas atrás, como a Bienal de São Paulo, o Panorama de Arte Brasileira e a Bienal Naïf do Brasil.

Segundo o curador da exposição, Jurandy Valença, o nome da mostra provém da frase do filósofo francês e autor do clássico "Ensaios", Michel de Montaigne: "Não pinto o ser, pinto-lhe a passagem."

Valença explica: "Montaigne, aqui, não se referia ao ato de pintar em si, mas, metaforicamente, ao ato de pintar, escrever e construir nossa vida a partir de fatos concretos e do cotidiano, bem como do imaginário e da relação com o tempo. A passagem do tempo."