ATIVIDADE | Meio Ambiente e Sustentabilidade

Projeto Bananal + Ecológico e Sustentável

Por intermédio de convênio firmado com a Fundação Banco do Brasil, propiciado pelo edital 17.200/2018, a FMO iniciou em 2019 a execução do projeto Bananal + Ecológico e Sustentável. Trata-se de um projeto socioambiental pautado na Agricultura Natural de Mokiti Okada, que busca promover a integração da produção agrícola com a preservação ambiental, além do desenvolvimento social e econômico em Bananal (SP).


O projeto propõe a capacitação dos agricultores em técnicas de agricultura natural/orgânica e agroecologia; a recuperação e preservação das nascentes e corpos d´água que integram a bacia do Rio Bananal; a capacitação de mulheres, agricultores e seus familiares em boas práticas de fabricação e processamento de alimentos; e a promoção da educação e conscientização ambiental.


Ao longo do primeiro ano, foram realizadas reuniões e encontros para a apresentação do projeto para mais de 130 pessoas; oficinas de capacitação com 50 participantes; atividades de educação ambiental das escolas municipais Cel. Nogueira Cobra, Prof. José Luiz Ferreira Guimarães, Joaquim Francisco de Paula e Profa. Zenóbia de Paula Ferreira, envolvendo diretamente 675 alunos, professores e funcionários; e plantio de 150 mudas de espécies nativas. Foram iniciados os trabalhos relativos à implantação da Unidade de Processamento de Alimentos, e de assistência técnica a 17 produtores.






Em 2020, segundo ano do projeto, foi realizada assistência e acompanhamento técnico em 29 propriedades do município de Bananal, atendendo diretamente cerca de 65 pessoas, entre produtores e funcionários. Nessas propriedades, foram identificadas aproximadamente 120 nascentes, das quais mais de 10 já estão em processo de recuperação. Houve também o plantio de 8.660 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Foram realizadas 76 visitas para manutenção e cuidados com as mudas de árvores nativas que estavam na EMEIF Profª Zenóbia de Paula Ferreira e na EMEF Profº José Luiz Ferreira Guimarães, porém essas atividades presenciais não envolveram os alunos devido a pandemia. Foram desenvolvidos materiais pedagógicos on-line para 93 professores e 1.309 alunos das escolas Profª Zenóbia de Paula Ferreira, Profº José Luiz Ferreira Guimarães, Coronel Nogueira Cobra e Joaquim Francisco de Paula, bem como 19 reuniões on-line com a Secretária de Educação de Bananal.


Neste ano de 2021, concluimos o plantio de 34.500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.