ACONTECE | Campanha Humanitária

FMO apoia famílias atingidas pelas chuvas e ventos na região de Guarapuava e em Rio Bonito do Iguaçu

Layara Campos | 27/11/2025

A Fundação Mokiti Okada (FMO), por meio da Campanha Humanitária e com o acompanhamento do ministro Felipe Durães, da unidade religiosa da Igreja Messiânica Mundial do Brasil - Johrei Center Guarapuava, realizou duas ações emergenciais para apoiar famílias atingidas pelas fortes chuvas e ventos que afetaram municípios da região centro-sul do Paraná.

No dia 21 de novembro de 2025, a FMO realizou a entrega de 12 toneladas de tijolos de barro, destinados à reconstrução de casas destruídas no município de Rio Bonito do Iguaçu.

De acordo com o ministro Felipe Durães, a doação chegou em um momento crucial. O estoque de doações de tijolos havia sido totalmente esgotado no dia anterior, o que fez com que a contribuição fosse recebida com grande alegria pelas famílias e pela equipe da prefeitura, responsável pela distribuição controlada dos materiais.

O ministro relatou ainda que a cidade permanece necessitando de materiais de construção, sobretudo telhas onduladas de fibrocimento para coberturas das casas em reconstrução. Muitas residências demolidas estão sendo reerguidas do zero.

Em outra frente, a FMO apoiou da comunidade Nova Geração, em Guarapuava, um assentamento onde vivem de 30 a 50 famílias, também atingidas pelos ventos intensos.

Após contato com a Defesa Civil local, foi constatado que a comunidade estava sem energia, situação que comprometia a segurança, o abastecimento e as atividades básicas dos moradores. Com recursos da Campanha Humanitária, foi possível adquirir e entregar cinco postes, materiais elétricos e a mão de obra necessária para a recomposição da rede.

Durante a ação, o ministro Felipe Durães visitou cada lar da comunidade, levando não apenas os materiais, mas também acolhimento religioso juntamente com a entrega de 50 mini arranjos florais, destinados a cada família. Segundo ele, o momento foi marcado por grande emoção e gratidão por parte dos moradores.

Esta é uma ação permanente e com atuação em todo o País, a Campanha Humanitária dedica-se a atender de forma emergencial as vítimas de calamidades públicas e desastres naturais.

Os valores arrecadados por meio das contas bancárias são convertidos na compra de produtos e encaminhados a organizações como: Defesa Civil; Cruz Vermelha; Prefeituras; Organizações não-governamentais (ONGs), entre outras, para que ajudem as pessoas afetadas.

Você pode participar desta corrente humanitária de amor ao próximo acessando o site de doações: https://doacao.fmo.org.br/

A FMO agradece profundamente a todos os membros e colaboradores que contribuíram e seguem contribuindo com a Campanha Humanitária.