Layara Miranda de Campos | 19/09/2025
Entre os dias 7 e 9 de setembro, a Fundação Mokiti Okada realizou o Processo Seletivo para novos Professores de Ikebana, em nível assistente e a certificação para demais professores em graus mais avançados (adjunto e titular).
Ocorrido no Solo Sagrado de Guarapiranga, a programação contemplou prova escrita sobre os Ensinamentos de Mokiti Okada, conhecimentos técnico e prático e entrevistas, avaliando os candidatos em sua totalidade. Ao todo, estiveram presentes 72 professores, distribuídos da seguinte forma: três professores assistentes (oriundos da Venezuela, Colômbia e Bolívia), 49 professores adjuntos (sendo dois do Peru e os demais do Brasil) e 20 professores titulares.
Na abertura, o presidente da Fundação Mokiti Okada, Paulo Cesar Leite Mathias, destacou o empenho dos professores e ressaltou que a prática da Ikebana no estilo Sanguetsu deve ser compreendida como uma arte que promove disciplina, sensibilidade e transformação positiva nos ambientes e na vida das pessoas.
Em seguida, o presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Rev. Marco Antonio Baptista Resende, reforçou que o processo seletivo é resultado de uma preparação pessoal rigorosa e elogiou a dedicação dos candidatos. Ele enfatizou que a Ikebana Sanguetsu é um instrumento de desenvolvimento pessoal e coletivo e ressaltou a presença de professores da América Latina como sendo um passo importante para a expansão internacional dessa prática do Belo.
Para Mokiti Okada, a Ikebana não é apenas o ato de arranjar flores; trata-se de uma prática espiritual essencial para elevar o espírito humano. Por meio da contemplação do Belo, o ser humano se aproxima do ideal do Paraíso Terrestre. Nesse sentido, desenvolver o gosto pela arte e cultivar a sensibilidade estética são aspectos fundamentais para tocar o coração e despertar sentimentos elevados.
Por isso, o papel do professor de Ikebana no estilo Sanguetsu é profundamente significativo: ele não apenas ensina uma técnica, mas transmite uma filosofia de vida - uma forma de ver o mundo com mais delicadeza, respeito e espiritualidade conforme as orientações de Mokiti Okada (Meishu-Sama).
Dada a profundidade dessa missão, a prova realizada pela Fundação Mokiti Okada foi essencial para garantir que os futuros e atuais professores estejam cada vez mais preparados para essa responsabilidade, sendo capazes de inspirar seus alunos e contribuir, de forma autêntica e eficaz, para a construção do Paraíso Terrestre por meio da Coluna do Belo.