Harumi Miyamoto | 20/01/2025
No dia 10 de janeiro de 2025, foi publicada no Diário Oficial da União a nova Lei 15.098/25, que oficializa a data comemorativa do Dia Nacional da Ikebana no Brasil.
Em 2006, o ex-deputado federal Rodrigo Maia apresentou o Projeto de Lei 7.310/06, propondo instituir o Dia Nacional da Ikebana Sanguetsu. Esta proposta baseia-se na filosofia espiritualista de Mokiti Okada, patrono da Escola de Ikebana Sanguetsu, que enxerga a flor muito além do universo contemplativo, como um instrumento eficaz de elevação espiritual e de transformação pessoal e social.
Durante uma análise no Senado, em 2017, foi apresentada uma nova versão do texto original, sugerindo a ampliação da proposta para substituir o Dia Nacional da Ikebana Sanguetsu pelo Dia Nacional da Ikebana, de forma a homenagear todos os estilos dessa significativa arte milenar japonesa.
Em dezembro de 2024, o texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e seguiu para a Presidência da República, oficializando o dia 23 de setembro como o Dia Nacional da Ikebana - uma data que marca o início da primavera no Brasil e é associada à renovação e ao florescimento, simbolizando a harmonia e a beleza, princípios fundamentais da arte da Ikebana.
Mesmo antes da lei ser sancionada, a Fundação Mokiti Okada (FMO) já destacava essa data em seus canais oficiais, promovendo a busca pela harmonia entre o ser humano e a natureza como caminho para a construção de um mundo mais feliz, belo e equilibrado.
A prática da Ikebana, especialmente no estilo Sanguetsu, não se limita à ornamentação do arranjo; ela é vista como uma ferramenta de aprimoramento espiritual, capaz de transformar ambientes e proporcionar bem-estar, paz e equilíbrio aos que a praticam ou a contemplam.
Com a oficialização da data, a FMO reafirma seu compromisso com a Coluna do Belo e a difusão desta arte, para que ela possa alcançar os mais diversos públicos, de todas as idades, beneficiando-os com os princípios filosóficos e técnicos do estilo Sanguetsu, que recentemente completou 50 anos de atividades no país.