Cintia Siqueira Cesar | 07/11/2024
No dia 24 de outubro, a Faculdade Messiânica promoveu a III Jornada Pedagógica - JOPED - 2024. O objetivo desta terceira edição, vinculada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, foi discutir a educação integral segundo o pensamento de Mokiti Okada (Meishu-Sama). Com transmissão pelo site e pelo YouTube da Mokiti Okada TV, o evento destacou a importância da espiritualidade na educação. Reflexões enriquecedoras foram apresentadas como ferramentas para a construção de um mundo mais paradisíaco, feliz, pacífico e próspero.
O presidente da Fundação Mokiti Okada, reverendo Paulo Cesar Leite Mathias, abriu o evento dando boas-vindas aos participantes e ressaltou que a verdadeira educação integral, segundo Mokiti Okada, vai além da simples transmissão de conhecimentos acadêmicos. Ela deve integrar corpo, mente e espírito, valorizando não apenas o aprendizado intelectual, mas também o crescimento emocional, moral e espiritual de cada indivíduo.
Em seguida, os professores expuseram os seguintes temas: "Coerência no agir como verdade" (Prof. Esp. Alessandro Malta); "Educação e os males sociais" (Profa. Dra. Ivna Fuchigami); "Relação dos ensinamentos de Bergson com Morin" (Prof. Me. Eleni Gorgueira); e "Enfrentamentos à violência na escola" (Prof. Dra. Maria Idati Gosalves).
O professor Malta refletiu sobre a experiência vivenciada por uma professora em Juiz de Fora-MG, que começou a aplicar os Ensinamentos de Meishu-Sama em suas aulas, utilizando vivências da flor e horta caseira. Quando tinha oportunidade, a docente ministrava Johrei aos alunos e a seus familiares. Com o tempo, a evasão escolar diminuiu, e muitos alunos experimentaram transformações tanto no desempenho escolar quanto no comportamento.
A professora Ivna Fuchigami destacou que Mokiti Okada nos presenteou com textos que ressaltam a relação do ser humano consigo mesmo, com os outros e com o mundo ao seu redor. Ele acreditava no poder transformador da educação, que deve priorizar a espiritualidade e inspirar os alunos a acreditar em Deus, além de cultivar a empatia em suas interações com o próximo.
A professora Eleni Gorgueira, que participou de forma online, mencionou a similaridade dos pensamentos de Meishu-Sama, Edgar Morin e Henri Bergson. Morin afirma que muitas pessoas não conseguem ter consciência do movimento da vida, pois criam barreiras mentais que impedem a absorção de novas ideias. Bergson, por sua vez, afirma que não é simples para o ser humano ver as coisas como elas são, devido à combinação de conceitos formados pela educação, pela tradição e pelos costumes, que permanecem latentes em seu íntimo como uma barreira.
Segundo a professora Eleni, ambos os pensamentos estão em conformidade com o de Mokiti Okada, que se refere a indivíduos que não conseguem captar a realidade atual, bloqueados por métodos e conceitos antigos herdados de seus antecessores, mantendo a mente estagnada.
A professora Maria Idati apresentou números referentes à violência escolar no Brasil e abordou o tema sob a ótica espiritualista. Ela discorreu sobre as desigualdades sociais, as diferentes condições de renda e de acesso à educação, e a falta de uma cultura de paz como possíveis causas de conflito. Ressaltou que, segundo Mokiti Okada, se não fizermos a felicidade do próximo, não poderemos ser felizes, e que, ao falarmos de educação, estamos nos referindo a um trabalho com o próximo.
Após cada participante compartilhar suas reflexões, foi realizada uma roda de conversa, composta pela coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Messiânica, Profª Drª Maria Idati Eiró Gonsalves, e pelos docentes convidados.
Para assistir à III JOPED na íntegra, acesse o canal da Mokiti Okada TV no link: https://www.youtube.com/watch?v=_TR5mcfkE0A&t=8s ou pelo site https://mokitiokadatv.fmo.org.br/