Fundação Mokiti Okada | 14/05/2024
Sob o tema "Gentileza gera gentileza", nos dias 11 e 12 de abril, a Fundação Mokiti Okada, por meio de voluntários da Academia de Ikebana Sanguetsu, desenvolveram atividades para os 626 alunos das 24 turmas da escola Escola Municipal Dr. Cícero Penna, em Copacabana - RJ, incluindo dezoito turmas de crianças de 4 a 10 anos e seis turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Sob a orientação dos professores de Ikebana Sanguetsu, a equipe foi composta de monitores e voluntários das unidades da Zona Sul do Rio de Janeiro.
A dinâmica nas salas de aula promoveu a gentileza entre os alunos e consistiu na apresentação de três histórias do livro Palavras de Luz e na confecção de miniarranjos florais pelos alunos.
O clima foi de profunda emoção para todos os envolvidos. As crianças expressaram que as flores trariam harmonia para seus lares e assumiram o compromisso de presentear alguém que desejavam homenagear ou que estivesse passando por algum momento difícil.
A direção da escola e os professores afirmaram que a atividade trouxe uma nova atmosfera para o ambiente escolar, que ficou repleta de energia positiva. Alguns manifestaram o interesse em aprofundar seus conhecimentos por meio do curso de Ikebana Sanguetsu.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Valéria Galo de Melo, foi escolhida a data 11 de abril para a realização da atividade porque o Profeta da Gentileza, José Datrino, nasceu nesse dia. Seu legado de amor e solidariedade, conhecido por seus gestos altruístas e mensagens de paz, continua a inspirar gerações na prática da gentileza no cotidiano. Sabe-se, segundo notícia da internet, que ele "também oferecia flores e rosas para as pessoas que cruzavam seu caminho nas ruas do Rio de Janeiro".
Essa iniciativa não apenas promoveu a gentileza entre os alunos, mas também fortaleceu os laços comunitários e incentivou o aprendizado além das paredes da sala de aula.
Esse desejo, aliás, está de acordo com o anseio de Mokiti Okada - patrono da Fundação que em 1949, afirmou: "Nosso objetivo é fazer com que as flores possam ser apreciadas por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou do lugar onde ela esteja: no canto do escritório, sobre a escrivaninha e nos demais espaços. Nem é preciso dizer o quanto uma flor nos revigora e nos conforta".
A unidade escolar está localizada na Av. Atlântica, nº 1976, em Copacabana.