ACONTECE | Cerimônia do Chá

Espaço Koguetsu-tei: a tradição, elegância e simplicidade da arte secular da Cerimônia do Chá

Gisely Sousa | 12/04/2024

Nos dias 6 e 7 de abril, o Solo Sagrado de Guarapiranga recebeu cerca de 260 visitantes em seu espaço cultural, o Koguetsu-tei - área destinada à prática da Cerimônia do Chá, experiência profundamente enraizada na cultura japonesa, que valoriza a harmonia, a tranquilidade e a estética.

O Koguetsu-tei foi projetado com vistas a promover uma sensação de serenidade no decorrer da Cerimônia do Chá. Nesse ambiente minimalista e repleto de elementos naturais, como flores e arranjos, os participantes foram recebidos. Durante a cerimônia, o foco está em apreciar o momento presente, bem como familiarizar-se com essa cultura secular.

Cada gesto da cerimônia é executado com atenção e sentimento plenos, desde o aquecimento da água até a forma como o chá é vertido na tigela. É característico desse momento que o anfitrião sirva o matcha, um tipo especial de chá verde em pó preparado com água quente e batido até formar uma espuma, acompanhado de um doce típico oriental. Além disso, os participantes são encorajados a deixar de lado preocupações externas e simplesmente saborear o chá, desfrutando da companhia uns dos outros em um ambiente de respeito mútuo.

As atividades do chá também estão vinculadas à Fundação Mokiti Okada (FMO), cuja vocação é proliferar arte, cultura, assim como desenvolver projetos nas áreas de meio ambiente, educação, saúde e espiritualidade.

Em um mundo cada vez mais intenso, a Cerimônia do Chá oferece uma oportunidade para desacelerar, reconectar-se consigo mesmo e com os outros, e apreciar a beleza simples da vida. É um lembrete de que a virtude está nos momentos de quietude e contemplação. Trata-se de uma experiência enriquecedora e digna de ser vivenciada.

Para obter mais informações ou agendar sua participação, entre em contato pelo e-mail: cerimoniadocha@fmo.org.br ou pelo telefone: (11) 5087-5032.

Confira alguns depoimentos dos participantes:

Gessica da Silva Francisco: "Foi uma experiência muito interessante e legal. Senti uma paz incrível".

Cenyra Akie Nakamura Pucci: "Foi um momento de muita emoção; uma experiência maravilhosa! O doce estava lindo e saboroso. O chá estava delicioso e na temperatura ideal. Tudo perfeito!"