ACONTECE | Cerimônia do Chá

O chá - enquanto encontro de culturas ocidental e oriental

Fundação Mokiti Okada | 12/04/2024

No dia 24 de março, 32 jovens que estão em aprimoramento de longo período no Solo Sagrado de Guarapiranga, acompanhados de dois responsáveis do grupo, experimentaram um momento singular por meio da apreciação da prática do chá ocidental.

A arte do chá, presente há séculos no Oriente e no Ocidente, vai além de tomar a bebida: é um momento único de conexão, gratidão e elevação espiritual; um momento para parar e observar - a si mesmo, ao outro, cada utensílio, o aroma, os sabores, a Natureza e cada detalhe como sendo especial.

O importante é considerar esse instante tão breve como irrepetível e apreciá-lo, deixando-se levar por uma espontânea e profunda reflexão.

Os jovens, já tão acostumados com a jornada intensa do mundo moderno, na oportunidade, desfrutaram dessa experiência no Koguetsu-tei, um espaço cultural construído especialmente para a prática da Arte do Chá, às margens da represa de Guarapiranga.

No período da manhã, conheceram a história e ouviram curiosidades sobre o chá ocidental, por meio das explicações da Tea Master Prof.ª Me. Lilia Dinelli. Logo em seguida, degustaram uma deliciosa xícara de chá acompanhada de um saboroso bolo e foram incentivados a aproveitar da melhor forma aquele momento.

Após o almoço, o grupo retornou para o espaço e foi a vez de vivenciarem a experiência com o chá oriental. Conduzidos pela Prof.ª Me. Carmen Luci Conti Vieira, receberam orientações de como proceder ao adentrar na sala de chá, como sentar, ouviram sobre a história dos utensílios utilizados, a forma correta de se portar e participar da cerimônia enquanto convidados.

Em seguida, tiveram a oportunidade de vivenciar a mesma experiência no papel de anfitriões, servindo o chá e o doce oriental entre o grupo.

O objetivo dessa experiência foi o de criar um momento único para que tivessem suas energias renovadas, integrando-se à Natureza.

Para vivenciar estas experiências, tanto do chá oriental quanto do ocidental, entre em contato pelo e-mail: cerimoniadocha@fmo.org.br ou pelo telefone: (11) 5087-5032.