ACONTECE | Cerimônia do Chá

Grupo de Rio Claro participa de demonstração da Cerimônia do Chá oriental

Fundação Mokiti Okada | 12/04/2024

No dia 23 de março, 41 pessoas de Rio Claro (SP), ligadas à Igreja Messiânica Mundial do Brasil, que estavam em aprimoramento no Solo Sagrado de Guarapiranga, vivenciaram um momento especial durante a Cerimônia do Chá oriental em seu espaço cultural, o Koguetsu-tei, destinado à prática do Belo e à contemplação da Natureza.

Na ocasião, os participantes puderam conhecer um pouco sobre a história do chá oriental, sua simbologia e importância para a cultura japonesa, além de detalhes e curiosidades da cerimônia. Em seguida, apreciaram a demonstração da cerimônia e degustaram o matcha - chá oriental, o qual foi acompanhado de um doce japonês artesanal, feito especialmente para acompanhar a bebida.

Em suma, o objetivo da Cerimônia do Chá é evidenciar a arte de servir com elegância, naturalidade e receptividade, que, aliada à contemplação da vista para a represa de Guarapiranga, faz com que o momento se torne memorável. A cerimônia relaciona-se também ao conceito ichi-go ichi-e (em tradução livre, "apenas desta vez" ou "uma vez na vida"), aplicado para enfatizar a singularidade de cada encontro como sendo uma experiência única, mesmo que haja o mesmo encontro, no mesmo local e com as mesmas pessoas.

O espaço Koguetsu-tei recebe grupos mediante reserva e possibilita vivenciar esta experiência nos dias de Cultos Mensais no Solo Sagrado de Guarapiranga.
Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelo e-mail: cerimoniadocha@fmo.org.br ou pelo telefone: (11) 5087-5032.