ACONTECE | Campanha Humanitária

Campanha Humanitária atua em prol das vítimas dos temporais da Baixada Santista e do Litoral Norte

| 15/05/2023

Os messiânicos, comprometidos em seguir os passos de Meishu-Sama e movidos por um profundo sentimento de amor ao próximo, aderiram à Campanha Humanitária da Fundação Mokiti Okada (FMO), em favor das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo e a Baixada Santista.

Os temporais ocorridos nos dias 18 e 19 de fevereiro e os deslizamentos em encostas, deixaram quase 5 mil desabrigados e muitas vítimas fatais.

A gravidade dos fatos levou as instituições coligadas, Fundação Mokiti Okada e Igreja Messiânica Mundial do Brasil, a agir imediatamente e convidar a sociedade para participar desta ação em auxílio das cidades afetadas.

As ações encontram inspiração nos Escritos Divinos de Meishu-Sama, com destaque para o Ensinamento "Segredo da Felicidade": "O povo também deve esforçar-se o máximo para praticar boas ações, utilizando a inteligência. Assim, aqueles que praticarem muitas boas ações, com certeza, serão felizes. Já imaginaram que sociedade e que nação surgiriam, se todas as pessoas se unissem para praticar o bem?".

As doações recebidas em dinheiro, a partir de valores espontâneos, nas contas oficiais da Campanha Humanitária, converteram-se em itens de primeira necessidade.

A Prefeitura de Santos atuou prontamente, para encaminhar as doações às cidades afetadas. Isso se deu graças aos apoios federal e estadual que lhe garantiu toda a logística, valendo-se dos sistemas marítimo e rodoviário, o que fez com que fosse criada uma força-tarefa para o envio das doações.

No dia 24/2, a cidade de Santos recebeu o primeiro lote de itens enviado pelas instituições IMMB e FMO. Na ocasião, esteve presente o ministro Miguel Angelo Lopes, diretor administrativo da FMO, acompanhado do coordenador nacional da Campanha Humanitária, Bruno Pequini. Este informou que a adesão dos membros messiânicos e simpatizantes das atividades das instituições foi expressiva. Movidos pelo altruísmo pragmático, eles se engajaram na causa.

O responsável da Igreja Santos, ministro Saulo André Briza, representando os membros messiânicos, acompanhou a chegada das doações e enfatizou que a Igreja Messiânica tem o propósito de ajudar o próximo. "É o mínimo que podemos fazer como religiosos". Ele estava com a ministra Rosirene do Nascimento Santos da Silva, coordenadora de unidades religiosas da Igreja Santos (Guarujá, Cubatão e Vicente de Carvalho) e do Litoral Norte, e com a ministra Cristina Vida, que trabalha na Secretaria da Cultura de Santos e contribuiu diretamente nas tratativas para a efetivação da entrega à prefeitura.

Cidades assistidas
Foram assistidos os municípios do Litoral Norte de São Paulo e as cidades de São Sebastião, ­Guarujá e Bertioga. No total, foram doadas 750 cestas de alimentos, 1.380 kits de higiene e limpeza, 400 colchões e 1.606 unidades de demais itens de higiene pessoal.

As ações da Campanha Humanitária e da Campanha Solidária não param e fazem parte das ações sociais da Fundação Mokiti Okada e recebem doações durante o todo o ano para que possam atuar em favor de quem mais precisa, seja para ajudar instituições carentes, ou para agir emergencialmente nos casos de cidades decretadas em estado de calamidade pública. Os membros messiânicos são seus grandes apoiadores e sua participação vai muito além das doações. É comum a prática da oração para que os sofrimentos possam ser superados o mais rápido possível e, mesmo no caso de contribuições com valores simbólicos, o desejo de fazer algo em favor do próximo é o sentimento que prevalece.

A Fundação Mokiti Okada agradece a todos que contribuíram e avisa que esta ação continua!

Entenda a diferença entre as campanhas:

Campanha Solidária: recebe doações em produtos (alimentos não perecíveis, de higiene e limpeza e de roupas em bom estado) nas unidades religiosas da IMMB.
Campanha Humanitária: recebe doações em dinheiro com valores espontâneos em suas contas oficiais. Isso viabiliza a aquisição de produtos mais urgentes, de acordo com as necessidades dos locais atendidos.

Para participar, é simples: não importa o valor monetário, mas o sentimento altruísta em favor de quem se encontra em estado de fragilidade ou vulnerabilidade social.