ACONTECE | Socioambiental

Vem aí um Congresso de Educação que vai transformar vidas

Gisely Sousa e Fabiana Bomfim | 23/05/2022

A Fundação Mokiti Okada realizará o IV Congresso de Educação Ambiental que promove a Cultura de Paz e Espiritualidade. O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de junho de 2022, no formato on-line. As atividades terão início às 8h30 com término previsto para às 12h30.

Este é o quarto ano em que o evento apresenta palestras com temas que englobam movimentos integrativos que vêm se desenvolvendo em trabalhos de escolas e profissionais de áreas distintas, voltados para a conscientização e a prática de valores humanos e da espiritualidade na Educação e na sociedade.

Neste ano, a temática será "A Educação que promove a Espiritualidade através do sentimento de Gratidão" . O objetivo é sensibilizar educadores, viabilizando novas dinâmicas e práticas integrativas para atuação dos profissionais interessados no tema.

O congresso envolverá professores, diretores, dirigentes e supervisores de ensino, secretários de educação, estudantes e profissionais de áreas afins, despertando nos participantes uma consciência ambiental voltada à sustentabilidade, à cultura de paz e à espiritualidade, para que sejam desenvolvidos projetos, atividades e demais formas de engajamentos junto aos alunos e em toda a sociedade.

Em edições anteriores, passaram pelo congresso, notáveis convidados como a Monja Coen; o médico e político, Eduardo Jorge; a pesquisadora e educadora, Rose Marie Inojosa; os professores Jayse Ferreira, Adriana Mori e Márcia Bernardes; a filósofa, Viviane Mosé; o psicólogo e escritor, Rossandro Klinjey; e, os artistas, João Signorelli e a atriz Denise Fraga.

Uma novidade é que, este ano, será possível o acesso a algumas palestras dos congressos anteriores, a partir do dia 27 de maio, e ao final do congresso, o participante poderá solicitar um certificado de participação de até 20 horas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental da FMO está à frente da organização deste evento.

Participações e palestrantes confirmados até o momento:

- Doutor Fabiano Moulin de Moraes
Médico neurologista do Departamento de Neurologia da UNIFESP. Mestre e Doutor pela UNIFESP, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e especialista em Neurologia da Cognição e do Comportamento. Abordará a temática: "A educação que promove a espiritualidade através do sentimento de gratidão".

- Doutora Ana Paula Cury
Médica formada pela UFMG, pós-graduada em Medicina Antroposófica. Membro do Movimento pela Educação Humanizadora. Pesquisadora e conferencista sobre temas como antroposofia, saúde e educação. Abordará a temática: "A importância de desenvolver o sentimento de gratidão e a espiritualidade para fortalecer a saúde emocional".

- Michelle Taminato
Cofundadora do CollabSoul (organização que busca soluções através da integração da Felicidade). Mentora executiva e especialista em experiências, docente do programa executivo GBA de Felicidade. Atua com consultoria de gestão, desenvolvimento organizacional e de líderes e pesquisadora da temática Felicidade. Abordará a temática: "Gratidão e espiritualidade para gerar felicidade".

- Leandro Bassini
Professor e Secretário de Educação da cidade de Suzano. Coordenador da Câmara Técnica do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Graduado em História e Mestre em História Econômica pela USP. Abordará a temática: "A lei da natureza construindo uma nova civilização alicerçada na verdadeira saúde, na prosperidade e na paz".

- Edson de Paula
Mestre em Psicologia pela PUC Campinas e Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional pela USP. Consultor de desenvolvimento humano e organizacional. Tema da palestra: Inspirando pessoas, transformando vidas.

Cases de sucesso:

- Fundação Salvador Arena
Entidade sem fins lucrativos que realiza projetos educacionais e sociais, voltados para a cidadania e fundamentos que sirvam de alicerces para uma nova sociedade. Abordará a temática: "Pragmatismo da filosofia de Mokiti Okada".

- Escola Rodrigues Alves
Escola pública localizada no bairro da Bela Vista (SP). Cento e vinte e três alunos e funcionários participaram de atividades ambientais no Solo Sagrado promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental da Fundação Mokiti Okada. Abordará a temática: "O pragmatismo da filosofia de Mokiti Okada: um caminho para a mudança".

- Escola Regina Altman
Instituição de ensino particular, localizada em Santos - SP. Com seus 40 anos de atuação, tem o objetivo de consolidar um ensino diferenciado, unindo informação e aprendizagem, priorizando o caráter humano, em conformidade com o pensamento de Mokiti Okada. Abordará a temática: "Pragmatismo da filosofia de Mokiti Okada".

As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos interessados no tema com acesso até o dia 30 de junho de 2022.

Faça sua INSCRIÇÂO

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!
Instagram - Facebook

Se tiver dúvidas, entre em contato com (11) 5087-5092 ou sma.socioambiental@fmo.org.br