ACONTECE | Socioambiental

Recuperação de Nascentes - Projeto Barra Mansa + Ecológico e Sustentável

| 05/05/2021

Por meio do patrocínio do Instituto Nissan, propiciado por seu 1º Edital de Projetos, a Fundação Mokiti Okada iniciou em 2019 o projeto Barra Mansa + Ecológico e Sustentável. Trata-se de um projeto de cunho socioambiental pautado na Agricultura Natural de Mokiti Okada, que busca promover a capacitação de pequenos produtores em técnicas de agricultura natural / orgânica e agroflorestal, a rNosso Projetoecuperação e preservação ambiental e o desenvolvimento social e econômico de Barra Mansa (RJ). Como proposta metodológica, o projeto prevê a realização de assistência técnica aos produtores, além de oficinas teóricas e práticas; redução da emissão de CO² como consequência da diminuição do uso de adubo químico e defensivos agrícolas; a regeneração de nascentes da região, as quais são afluentes do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de milhões de pessoas e a implantação de educação ambiental na escola municipal Bartolomeu Anacleto, que atende os filhos dos produtores.



 


Em 2019, o projeto foi apresentado para mais de 100 pessoas; reuniu 63 participantes nas oficinas de capacitação; assistiu 24 produtores; iniciou a recuperação de 20 nascentes; e realizou o plantio de 9.167 mudas de árvores nativas nas propriedades assistidas. As atividades de educação ambiental envolveram diretamente 272 alunos, professores e funcionários. Além disso, em 13 de outubro foi realizado um mutirão de plantio de mudas de árvores nativas que reuniu cerca de 130 pessoas, entre autoridades locais, comunidade e voluntários do grupo Desbravadores e Aventureiros, abrangendo seis cidades.



Já em 2020, o projeto Barra Mansa + Ecológico e Sustentável, realizou o acompanhamento e assistência técnica em 30 propriedades, atendendo diretamente mais de 60 produtores e funcionários. Realizou o plantio de 4.230 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e manteve o processo de recuperação de 20 nascentes.  Além das propriedades atendidas pelo projeto, foi realizada uma ação de plantio em parceria com a Prefeitura de Porto Real / RJ, na qual foram plantadas 240 mudas de árvores nativas no entorno da Lagoa do Bairro Jardim das Acácias. As atividades de educação ambiental realizadas na EMEF Bartholomeu Anacleto, que atende os filhos dos produtores, ocorreram na modalidade virtual por conta da pandemia. Foram nove atividades educacionais, três vídeos produzidos e dois materiais didáticos para que os professores utilizassem com as famílias, atendendo diretamente 266 alunos e docentes.














Recadinho para as Crianças Nosso Projeto