FMO | 17/12/2018
Para oferecer um dia de atividades e lazer contemplativo no Solo Sagrado de Guarapiranga, em São Paulo SP, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental SMASS, da Fundação Mokiti Okada FMO, recebeu professores e cerca de 90 alunos, entre 12 e 16 anos, da Escola Estadual Rodrigues Alves, da capital paulista.
Ao chegarem ao local, os estudantes caminharam pelo Espelho dÁgua, Praça da Felicidade e fizeram o gesto de Abraço Simbólico às margens da represa de Guarapiranga.
Posteriormente, eles receberam lanches que foram fornecidos pela FMO e a Korin.
O grupo esteve na exposição de Agricultura Natural e seguiu para o auditório, a fim de participar das oficinas de horta caseira e de ikebana. Os alunos foram recepcionados pelo coordenador da SMASS, Fernando Augusto de Souza, e a professora Cleusa Cardoso os incentivou a definir um sonho e a acreditar na realização.
Antes de iniciar a atividade de horta, o biólogo Juliano Santos pediu aos alunos que se lembrassem dos alimentos saudáveis que comem no dia a dia, com o intuito de fazê-los entender as etapas pelas quais esses alimentos passam, desde o agricultor até chegar mesa. Para isso, eles plantaram uma muda de alface e receberam orientações de plantio, cultivo e colheita.
A seguir, a professora de ikebana, Sueli Lessa, ministrou uma oficina de confecção de miniarranjos florais e destacou. Ao montarem o arranjo, mentalizem alguém que precisa de amor e ofereçam a flor em prol da felicidade.
Durante o dia, os alunos também correram, brincaram de pega-pega, rolaram na grama, saltaram em estrelinha e dançaram. As atividades realizadas têm o objetivo de sensibilizar, propor o contato com a natureza e despertar a consciência ambiental e de valores humanos. SMASS.
É o segundo ano consecutivo que o Solo Sagrado é escolhido pela escola, para levar os alunos ganhadores de uma gincana feita no decorrer do ano.
Esta visita faz parte do programa Educando para a Sustentabilidade, da SMASS, que visa sustentabilidade ambiental, econômica e social.