FMO | 06/10/2016
A Fundação Mokiti Okada (FMO) apresentou algumas atividades no XII Congresso Internacional de Nutrição Funcional, de 29 de setembro a 1 de outubro, no Espaço Terra, do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O tema desta edição foi Nutrição Funcional - Ações que fortalecem a vitalidade orgânica como base para o equilíbrio físico e mental.
Na abertura do evento, o setor de Alimentação Natural, da FMO, apresentou a oficina culinária: A energia vital vai mesa - sugestões saudáveis, e ensinou o passo a passo da receita: maionese especial de abóbora-moranga. Uma opção sem conservantes para acompanhamento de pães e biscoitos.
No segundo dia, a equipe abordou a oficina: Aroma da horta - vivificando os sabores da terra. A receita preparada foi moqueca de palmito, abobrinha, tomate e cebola, servida ao público com colheres de mandioca comestíveis. A participante e nutricionista, Nádia Rodrigues, de Brasília (DF), relata: "Achei a preparação saborosa e rica em nutrientes. E concordo com o que a nutricionista disse sobre o respeito ao alimento desde o início da cadeia de produção".
No último dia do evento, o setor apresentou a aula culinária: Alimentação Natural protegendo a vida. A nutricionista, Maria Tereza Casulli, explicou os benefícios da receita: ceviche de coco, e a artista da gastronomia, Leila D., ensinou o passo a passo do prato. Ao final das atividades, as nutricionistas e as culinaristas tiraram dúvidas da plateia.
As publicações desenvolvidas pelo grupo ficaram disponíveis para venda em um estande, no espaço.
Horta Caseira
Nos três dias do congresso, o setor de Agricultura Natural, da FMO, fez uma exposição de hortaliças, distribuiu sementes e realizou oficinas de horta caseira sobre plantio, cultivo sem agrotóxicos e colheita. Os instrutores abordaram a filosofia de Mokiti Okada sobre o princípio de que a agricultura consiste em manifestar a força do solo.
A nutricionista, Marina Garcia Glória Pinto, de Santos (SP), disse que, quando era criança, brincava de plantar, mas não sabia as técnicas. "Eu adorei a oficina. Minha mãe tem um pé de cebolinha e, agora, vai ter um de salsinha", conta.
Ikebana Sanguetsu
O setor de Ikebana Sanguetsu, da FMO, decorou o ambiente com um grande arranjo floral, na entrada do Espaço Terra, e ornamentou galhos de bambu para que as pessoas escrevessem em papéis coloridos suas mensagens de amor, harmonia, paz, prosperidade e saúde, e os amarrassem posteriormente aos galhos.
A homenageada desta edição do congresso foi a engenheira agrônoma, Dra. Ana Maria Primavesi, que autografou seus livros, no sábado, 1 de outubro. No espaço da sessão, a equipe Sanguetsu confeccionou uma ikebana com orquídeas e abóboras. A austríaca, Ana Primavesi, é considerada uma das pioneiras da agroecologia no Brasil. Ela foi consultora científica do Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), em Ipeúna (SP), de 1991 a 2011. Durante esse período, acompanhou as pesquisas de solos, plantas, melhoramento de sementes e verificação de estufas. Também foi orientadora dos pesquisadores e membro Conselho Técnico Científico, do CPMO.
Congresso
O evento anual é idealizado por Valéria Paschoal e Andréia Naves, da VP Centro de Nutrição Funcional. Segundo Valéria, a FMO é uma instituição parceira que colabora com os objetivos da VP em termos de responsabilidade social e saúde humana. E destaca Desde a preocupação da decoração em trazer o Belo até a nutrição espiritual, as pessoas sentem um clima diferenciado, como por exemplo, nutricionistas que nunca colocaram a mão na terra, hoje estão plantando nas oficinas. Eu sou muito grata por tudo isso, conclui. Os três dias de congresso contaram com conferências, palestras, debates e mesas-redondas, que reuniram aproximadamente três mil participantes, entre eles, estudantes da área de saúde, nutricionistas, médicos, farmacêuticos bioquímicos, agrônomos, chefes de cozinha e educadores físicos.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Fundação Mokiti Okada - Jornalista Aline Pagliarini MTB 74428SP