O Projeto Planeta Azul, é um Projeto Educacional que utiliza recursos paradidáticos, por meio da revista de História em Quadrinhos - HQ, para incentivar a prática do altruísmo, cidadania, bondade, respeito, organização, felicidade, amor filial, preservação da natureza, alimentação saudável, dentre outros valores. Além de favorecer a educação do aluno na estrutura moral e ética, para o seu desenvolvimento como um ser humano íntegro, honesto, altruísta e útil à sociedade, o Projeto Planeta Azul auxilia no processo de Ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno o prazer pela leitura e pela escrita, principalmente na elaboração do roteiro da história em que à protagonista, o que contribui para o desenvolvimento da estrutura do pensamento, do raciocínio logico-operatório, da imaginação e da criatividade dos alunos de forma lúdica e prazerosa. Desenvolvendo assim, a espontaneidade, a iniciativa e a criatividade do aluno.
Em formato de história em quadrinhos, a Revista Planeta Azul é publicada em oito edições, correspondentes aos meses do ano letivo. Cada edição é composta de histórias verídicas, vividas pelos alunos em sala de aula, em suas famílias e/ou na sociedade e adaptadas aos personagens da Turma do Planeta Azul. As narrativas abordam temas como: cidadania; preservação do meio ambiente; formação do caráter altruísta; bondade; cortesia; respeito; limpeza e organização; alimentação saudável; arte etc. As experiências chegam à redação da revista por meio de centenas de cartas enviadas aos personagens bem como são obtidas por intermédio de acompanhamento e ou visitas às escolas. Aquelas que se encaixam dentro da proposta anual, são transformadas em roteiros e produzidas em novas histórias publicadas, nas respectivas edições. Por esta razão, é importante que o professor fique atento à prática de boas ações dos alunos e, dentro do possível, os estimule na elaboração do roteiro da história. Este exercício favorece os estímulos cognitivos, o raciocínio lógico-operatório, a estrutura do pensamento, o ensino-aprendizagem, bem como auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, na compreensão de texto, no vocabulário, no interesse pela leitura, entre outros.
Conheça as principais atividades sugeridas no Ponto de Apoio, para o despertar da criatividade, solidariedade e da importância do amor e, da amizade, na vida dos alunos
Trata-se de um pensamento ou de uma mensagem que determinem a prática da semana proporcionando a reflexão dos alunos sobre os valores e a postura positiva que devemos desenvolver para com o outro e perante a vida. O pensamento ou mensagem podem ser lidos diariamente e/ou durante a semana. A turma realiza alguns trabalhos que contextualizem o pensamento em questão, envolvendo o conteúdo programático da série
Para Mokiti Okada, a missão da flor é alegrar a vida, bem como elevar o ser humano por meio do Belo. Assim, sugerimos a preparação de arranjos florais por alunos e professores, que visa desenvolver a sensibilidade e o equilíbrio necessério à boa convivência. Enquanto preparam os arranjos florais, alunos e professores são levados a refletir sobre a beleza das flores e a missão que elas possuem em nossas vidas.
O trabalho da horta conscientiza o aluno a respeito da qualidade dos produtos consumidos no dia a dia e apresenta uma possibilidade mais saudável para cultivá-los, através do método da agricultura natural. Essa proposta propicia o contato com a natureza e desperta na criança o desejo de preservar a vida. Mesmo sem espaço na escola para a elaboração da horta em canteiros, é possível realizar essa atividade em oficinas que são sugeridas ao longo do ano letivo
Trata-se de uma das atividades propostas no Ponto de Apoio e tem como objetivo principal, o despertar para a prática do altruísmo e do amor ao práximo. Estimulando o aluno a uma postura atenta e prestativa, no sentido de se dedicar a receber obrigado das pessoas no meio em que se vive.
Dentre os resultados que vivenciamos, neste sentido, reforçamos alguns
Cada edição é composta por argumentos de histórias verídicas, vividas pelos alunos em sala de aula, em suas famílias e/ou sociedade e adaptadas aos personagens da Turma do Planeta Azul.As narrativas abordam temas como: cidadania; preservação do meio ambiente; formação do caráter altruísta; bondade; cortesia; respeito; limpeza e organização; alimentação saudável; arte etc.As experiências chegam à redação da revista por meio de centenas de cartas enviadas aos personagens bem como são obtidas por intermédio de acompanhamento e/ou visitas às escolas.